A economia brasileira iniciou o ano de 2015 com retração, segundo indicam números divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central.
O Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br - um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) - teve retração de 0,11% em janeiro, na comparação com o mês anterior. Foi a segunda contração seguida mensal do indicador, que recuou 0,57% em dezembro do ano passado (dado revisado). Neste caso, as variações foram feitas após ajuste sazonal.
Os números do BC mostram que o nível de atividade começou este ano diferente do que foi registrado em 2014. No ano passado, o indicador iniciou o ano com forte expansão. Em janeiro de 2014, a "prévia" do PIB teve alta de 1,11% contra dezembro de 2013.
Comparação com janeiro de 2014
De acordo com o Banco Central, a "prévia" do PIB registrou no primeiro mês deste ano, na comparação com janeiro de 2014, uma queda maior ainda: de 1,75%. Neste caso, a comparação foi feita sem ajuste sazonal ? pois considera períodos iguais. E, no acumulado em 12 meses até janeiro, o indicador registrou contração de 0,39%, segundo números do BC.
O mercado financeiro acredita que o Produto Interno Bruto terá forte retração neste ano. A expectativa dos analistas dos bancos, colhida pelo Banco Central na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras, é de uma contração de 0,78% em 2015 - o que, se confirmado, será o maior "encolhimento do PIB" em 25 anos.
Fonte: G1