Home
Agex
Serviços
Publicações
Notícias
Carreiras
Contato
Notícias
   PIB subindo ou caindo: o que interfere no seu dia a dia ?

model-1

O Produto Interno Bruto, o PIB, é um dos indicadores mais importantes da economia. Por isso, analisar a variação do PIB em um determinado período permite não apenas verificar o ritmo da economia em meses anteriores, mas também serve para projetar o que deve acontecer nos próximos.

O PIB é calculado a cada três meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Pode parecer um indicador abstrato, mas a verdade é que diversas atividades do dia a dia ajudam a impulsionar o produto ou puxá-lo para baixo.

Oferta e demanda

O IBGE calcula o PIB com base em tudo que se produz e o que se gasta. O primeiro grupo é o que se chama de "ótica da oferta" do PIB, que inclui os resultados da agropecuária, da indústria e dos serviços.

Já o consumo das famílias, os investimentos e gastos do governo fazem parte do que se conhece como "ótica da demanda" para o cálculo do PIB.

Se as contas forem feitas corretamente, o cálculo pela ótica da oferta e o feito pela ótica da demanda devem chegar ao mesmo resultado.

Veja abaixo os itens que entram na conta do PIB e como o cotidiano influencia o resultado de cada um:

Ótica da oferta

Ótica da demanda

Confiança

A variação do PIB, além de diagnosticar se a economia de um país está crescendo ou recuando, também dá pistas sobre o futuro da economia. Isso porque, se o resultado mostra uma atividade em crescimento, a tendência é que a confiança entre os consumidores aumente. Com isso, o consumo ganha força, ajudando a manter o avanço da economia.

O mesmo vale para os empresários: se há confiança de que a economia está crescendo e o consumo, aquecido, o dono de uma fábrica irá investir em equipamentos, por exemplo. Isso gera uma melhora nos indicadores de investimento, que também ajudam a puxar o PIB para cima.


Fonte: G1



Notícias

Publicações

Nosso Site