O Índice Nacional de Custo da Construção ? M, que mede os preços do setor, avançou de 0,22% em setembro para 0,27% no mês seguinte, segundo informou nesta terça-feira (27) a Fundação Getulio Vargas (FGV). No ano, o indicador acumula alta de 6,66% e, em 12 meses, de 7,26%.
Aumentaram os preços relativos a materiais, equipamentos e serviços, de 0,46% para 0,57%. Já o índice referente à mão de obra não apresentou variação pelo segundo mês consecutivo.
Quatro capitais apresentaram aceleração em suas taxas de variação: Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em contrapartida, Belo Horizonte e São Paulo registraram desaceleração. Salvador manteve a mesma variação do mês anterior.
Confiança
O Índice de Confiança da Construção (ICST), também divulgado pela FGV nesta terça, recuou 3,9%, entre setembro e outubro, atingindo 63,4 pontos, o menor nível da série iniciada em julho de 2010.
?Os sucessivos recordes negativos dos indicadores de confiança do Setor da Construção vêm sofrendo grande contribuição do enfraquecimento do nível de atividade, que se acentuou nos últimos meses. Não por acaso, a falta de demanda vem sendo apontada pelas empresas como o principal limitador à melhoria do ambiente de negócios?, disse Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE, por meio de nota.
Fonte: G1