O crescimento da economia dos Estados Unidos perdeu força em 2019, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (30) pelo escritório nacional de estatísticas do país. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano cresceu 2,3%, abaixo da expansão de 2,9% registrada em 2018.
Foi o menor crescimento desde 2016, quando a economia dos EUA cresceu 2% ? e, pelo segundo ano consecutivo, ficou abaixo da meta de expansão de 3% do governo de Donald Trump, com a queda no investimento empresarial se aprofundando em meio a tensões comerciais.
Segundo o Departamento do Comércio, o crescimento em 2019 foi puxado por contribuições positivas dos gastos pessoais, investimentos não residenciais, gastos dos governos federal, estaduais e locais. Já o menor crescimento na comparação com 2018 reflete desacelerações nos investimentos fixos não residenciais e pessoas, e uma piora nas exportações.
Em dólares correntes, o PIB dos EUA alcançou US$ 21,43 trilhões ? uma alta de US$ 848,8 bilhões, ou 4,1%, frente a 2018.
No quarto trimestre, o PIB aumentou a uma taxa anualizada de 2,1%, igualando o ritmo do terceiro trimestre.
Uma piora nas importações, aceleração nos gastos públicos e uma queda menor nos investimentos não residenciais foram compensados por uma queda maior em investimentos em estoques privados e uma desaceleração nos gastos pessoais, informou o Departamento do Comércio.
Fonte: G1